terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Anjos

Há muitas angelologias por aí, não é verdade? Vemos frequentemente diversas versões de anjos, sendo estes homens, mulheres e crianças com aspecto sereno, triste, radiante e até sedutor. Mas o que a Bíblia fala sobre os anjos?

Na Bíblia Hebraica a noção de anjo é um tanto confusa. A palavra hebraica para anjo é malach (ou mal’ak) que significa mensageiro, emissário, enviado. O Grego ággelos e o latino angelus tem o mesmo significado.

O uso desse significado que parece ficar um tanto confuso. Em diversos textos que essa palavra foi usada para seres sobrenaturais ela não teve um uso único. Algumas vezes foi usada se referindo ao próprio Deus, como vemos no caso das teofanias, e outras vezes para seres muito mais enigmáticos. Ao se acrescentar os textos do novo testamento ao estudo desses seres temos uma melhor ideia do que eles são, segundo a Bíblia. Vejamos alguns textos para entender o pouco que a Bíblia revela a respeito desses seres incríveis.


Os anjos são: seres criados por Deus (Salmo 148:2-5); não se reproduzem, ou seja, não fazem sexo (Mateus 22:30); são corpóreos (I Coríntios 15:44); são em maior número que nós (Apocalipse 5:11); tem capacidade de pecar (II Pedro 2:4), ou seja, são detentores de livre arbítrio como nós. Essa capacidade de pecar ou ser fiel faz com que eles se subdividam em duas grandes classes:
E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12:7-9
Miguel é um personagem muito discutido no meio acadêmico. Seu nome vem do hebraico Michael (Mika’el) significando "quem é como Deus". Desta forma, só Jesus preencheria este requisito. Veja que Satanás, o diabo, é o Dragão e tem seus anjos (Mateus 25:41) e Jesus, os seus (Mateus 16:25). Em Judas 9, Miguel é identificado como arcanjo (chefe/principal dos anjos) sendo um ótimo titulo para Jesus também. Em I Tessalonicenses 4:16, Jesus é apresentado como tendo voz de arcanjo. Como esse são os únicos textos que falam de arcanjo, e pela palavra "arqui" como sufixo, possivelmente Jesus seja o único arcanjo que já existiu.


Mas a obra destes anjos são completamente diferentes. Vejamos primeiramente o que fazem os anjos bons: protejem, cuidam (Salmos 34:7; 91:11); servem de guarda (Gênesis 3:24); observam-nos (Eclesiastes 5:6; Mateus 18:10); são mensageiros (Lucas 1:19); testemunham (Daniel 7:10; Mateus 18:10); recolhem os justos no retorno de Jesus (Mateus 24:31). Em suma, os anjos bons são servos de Deus:
Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação.
Hebreus 1:14 (Nova Tradução da Linguagem de Hoje)
Já os anjos maus: transformam-se e se disfarçam (II Coríntios 11:14 e 15); lutam contra nós com intenção de roubar, destruir e matar (Efésios 6:11 e 12; João 10:10); e enganam (I Timóteo 4:1). No fim do milênio eles reunirão todos os seus seguidores para tomar a Nova Jerusalém (Apocalipse 20:1-9).

Outras curiosidades: Apesar de haver um grande número de figuras de anjos com feições femininas, a Bíblia não registra nenhuma aparição de anjo com aspectos femininos. Os querubins são descritos como anjos que ficam próximos do altar divino e como guardas do trono celeste na Bíblia. Nenhum anjo, fora os querubins, é descrito com asas. Muitas aparições de anjos foram comunicadas inicialmente apenas como aparições de homens. Os anjos existiam antes mesmo de qualquer ser humano morrer, ou seja, não são espíritos de mortos (Gênesis 3:24).
_______________
Veja também "A queda de Satanás e seus anjos (Apocalipse 12)".

Um comentário:

  1. Então os anjos não são humanos,são outro ´´patamar`` outra espécie de ser,cujo o seu ciclo é diferente do nosso...
    Fico me perguntando como é o ciclo de ´´vida`` de um anjo.

    ResponderExcluir